Psicoterapia Corporal: o que é e como funciona

Comments · 58 Views

A bioenergética busca restabelecer como Perceber os sinais Que o Corpo fala? equilíbrio energético do corpo, Como perceber os sinais Como perceber os sinais que o corpo fala? que o corpo fala?

A bioenergética busca restabelecer o equilíbrio energético do corpo, liberando emoções reprimidas e promovendo a integração mente-corpo. Lowen enfatizava a importância da respiração, do movimento e da expressão emocional para a saúde mental. Os benefícios da psicoterapia corporal de Reich para a saúde mental são diversos. A liberação das couraças musculares permite que a energia vital flua livremente pelo corpo, promovendo um maior bem-estar emocional e físico. Além disso, a expressão e a integração das emoções reprimidas podem levar a uma maior autoconsciência e autoaceitação. As psicoterapias corporais de Reich, Lowen e Gendlin são fundamentais na abordagem da psicologia corporal.

A abordagem corporal como estratégia utilizada por terapeutas ocupacionais junto a agentes comunitários de saúde1

Sobre os místicos, achavaReichque no rompimento da unidade de sentimento do corpo pela supressão sexual e no contínuo anseio de restabelecer contato consigo mesmo e com o mundo, encontra-se a raiz de todas as religiões negadoras do sexo. Deus seria a idéia mistificada da harmonia vegetativa entre o eu e a natureza. Comentando sua idéia, achava que pelo fato de uma máquina ter que ser perfeita, por conseguinte, o pensamento e as ações do homem da ciência também teriam que ser perfeitos. Ele não tolera erros e incertezas, e as situações de mudança são inoportunas. Mas este princípio, quando aplicado a processos da natureza, inevitavelmente conduz à confusão, pois a natureza não opera mecanicamente, mas funcionalmente. Quanto mais intensa a couraça, mais a pelve é puxada para trás e saliente nesta parte.

A partir do desenvolvimento de relações empáticas, Como perceber os sinais que o corpo fala? ele estará em um contato maior com sua verdadeira essência, que possibilita uma vida mais congruente com a realidade.A psicoterapia corporal é um tipo de intervenção psicológica que surgiu na segunda metade do século XX e reivindicou a importância do funcionamento físico no surgimento de neurose e outros distúrbios, bem como no bem-estar global.Reich desenvolveu técnicas terapêuticas que integravam o corpo e a mente, Como perceber os sinais que o corpo fala? como a análise do caráter e a bioenergética.Portanto, em qualquer um dos nomes escolhidos, a ideia a ser passada é a de uma terapia que visa reestabelecer o fluxo energético saudável do organismo, considerando a base fisiológica associada à psique.A cada atitude de caráter, corresponde uma atitude física; é o corpo que expressa o caráter, por meio da rigidez muscular ou couraça.As técnicas comumente utilizadas nesta terapia incluem movimentos corporais e respiratórios, massagens reichianas, e a fala.

Contato

"A Psicologia Corporal é uma ciência que estuda o homem em seu aspecto somatopsicodinâmico, onde o corpo e a mente são trabalhados em seu conjunto e em sua relação funcional. Além do mais, também se nota falta de preparo desses profissionais para trabalharem em equipe, o que implica conflitos interpessoais. (…)Descobri que o corpo tem seu próprio mecanismo natural de eliminação e de regulação. O psicoperistaltismo tem como função dissolver e eliminar a tensão nervosa. (…) um mecanismo funcionando de maneira totalmente automática para eliminar os resíduos do estresse. A finalidade da terapia não deve ser acabar com os padrões defensivos, fixados pela couraça caracterológica. O objetivo é poder usar suas defesas a seu favor, como, quando e onde precisar.

. e demais questões emocionais

De um modo geral, se busca o caminho psicoafetivo existente desde o período gestacional até a maturação sexual. Lowen, discípulo de Reich, aprimorou suas técnicas e desenvolveu a bioenergética, uma forma de psicoterapia corporal que combina a conversa terapêutica com exercícios físicos para liberar a energia bloqueada no corpo. Ele acreditava que as tensões musculares e posturais refletem os conflitos emocionais e que ao trabalhar o corpo, podemos acessar e transformar esses conflitos. A terapia reichiana inclui o diálogo terapêutico e uma relação entre terapeuta e paciente bastante engajada e ativa. Como método de análise, a caracterologia é utilizada, examinando e mudando os mecanismos de defesa improdutivos. São utilizados trabalhos corporais, tais como massagens e intervenções profundas no tecido muscular, além de exercícios respiratórios.

O papel ativo do terapeuta

Desse modo, possibilita uma flexibilização ou até mesmo eliminação das couraças de forma que a energia possa circular livremente.Ele acreditava que as emoções reprimidas se manifestavam no corpo, causando tensões musculares e sintomas físicos.A psicanálise parte do presente para o passado, da periferia para o centro.Normalmente, a integração estrutural se dá em uma série de dez sessões com duração de uma hora cada, trabalhando em partes específicas do corpo sem abordar diretamente os conteúdos psicológicos que podem emergir ao longo do processo.Este autor descreveu cinco tipos de personalidade patológica com base nos principais pontos de tensão e bloqueio, bem como nas características físicas e psicológicas.

Os quatro primeiros segmentos devem estar mais ou menos livres antes que o diafragma possa ser solto através do trabalho repetido com respiração e reflexo do vômito (pessoas com bloqueio intenso neste segmento acham virtualmente impossível vomitar). Reichdescobriu que assim que seus pacientes renunciavam à sua couraça e desenvolviam potência orgástica, muitas áreas de funcionamento neurótico mudavam de forma espontânea. No lugar de rígidos controles neuróticos, os indivíduos desenvolviam uma capacidade para auto-regulação. Reich descreveu indivíduos auto-reguladores como naturais, mais do que morais. Eles agem em termos de suas próprias inclinações e sentimentos internos, ao invés de seguirem algum código externo ou ordens pré-estabelecidas por outros. O processo formativo é a possibilidade que temos de organizar um corpo herdado, na tarefa de torná-lo um corpo pessoal, adaptando-o à própria existência.

Reich passou a observar que não só o conteúdo verbal tinha importância, mas o modo como o conteúdo era expresso. Fica evidente para Reich que o conteúdo verbal remete a memórias corporais, podendo e devendo ser expressas de forma a dissolver a tensão acumulada. O sistema vegetativo é tido como a fonte para essas excitações somáticas, enquanto o ego surge como a ação repressora sobre elas. A partir de então, passa a estimular seus pacientes a entrar em contato com essas emoções para externá-las. O nome psicoterapia reichiana faz referência direta ao seu fundador Wilhelm Reich, que deu continuidade aos estudos da psicanálise, aliando-os à abordagem corporal. As técnicas comumente utilizadas nesta terapia incluem movimentos corporais e respiratórios, massagens reichianas, e a fala. Ao falar dos conflitos que o atormentam, o paciente começa a tomar consciência das sensações que atingem o corpo.

Estratégias derespiração podem ser adotadas, assim como Perceber os sinais Que o Corpo fala? massagens, movimentos corporais e trabalhos posturais. Todo o tratamento é baseado na conexão do(a) paciente com o corpo, mente, emoções e sentimentos, fortalecendo ainda mais a comunicação entre eles e promovendo bem-estar e qualidade de vida. O modelo que tratamos aqui, da abordagem centrada na pessoa, procura desenvolver o potencial natural que o indivíduo possui para o crescimento e para a saúde, através das experiências que esse indivíduo tiver. A partir do desenvolvimento de relações empáticas, ele estará em um contato maior com sua verdadeira essência, que possibilita uma vida mais congruente com a realidade. Inicialmente discutido por Freud, o conceito de caráter foi elaborado por Reich, o primeiro analista a utilizar tal conceito para analisar seus pacientes, levando em consideração a interpretação da sua natureza e função. Reich considerava que o caráter de uma pessoa é composto por suas atitudes habituais, bem como por seu padrão de respostas diante de situações variadas. O estilo de comportamento, atitudes físicas e os valores conscientes também fariam parte de sua composição.

Técnicas de respiração

É possível que ela permaneça estagnada em diferentes partes do corpo por muito tempo e em irradie em diferentes intensidades, criando as couraças musculares. Enquanto trabalhava como psicanalista, Reich analisava os pacientes a partir da relação entre o corpo e a mente. Além de levar em consideração o que era dito, prestava atenção nas formas de expressão do paciente. O corpo todo vivencia essa experiência, podendo "guardar" algumas dessas sensações negativas. Quando isso acontece, perdermos a habilidade de lidar com determinadas situações ou sentimentos. Esse acúmulo de energia negativa pode resultar em dores crônicas e doenças variadas.

Comments